terça-feira, 31 de janeiro de 2012

INFORMATIVO

27/02/2012 -Previsão para o início do ano letivo
27/01/2012  a 08/02/2012 - Concurso Literário alunos deverão produzir uma redação homenageando o ilustre Edward Catete Pinheiro(sobre o  seu centenário). A redação deve ser entregue na secretaria da escola.
O primeiro premio valor - R$ 1000,00.
O segundo premio valor - R$   500,00.
O professor orientador ganhará um notebook.
A Escola vencedora ganhará uma placa de condecoração.
15/03/2012 - Aniversário da cidade de Monte Alegre.
16/03/2012 - Aniversário da Escola Carim Melém Fundamental.

 Aniversário da Escola 2011
Fotos do Projeto de Leitura 2011.




Fotos dos Jogos Internos 2011.




Fotos do Festival do Tacacá 2011.




 

sábado, 28 de janeiro de 2012

Código Braille


Louis Braille concebeu um sistema que facilitou a vida dos deficientes visuais.
Para compreendermos a origem do Código Braille, devemos nos reportar à vida de um brilhante jovem francês nascido no início do século XIX. Louis Braille vivia em Coupvray, um pequeno distrito localizado à cerca de 45 quilômetros da cidade de Paris. Quando tinha apenas três anos de idade, Louis sofreu um grave acidente quando manejava uma das ferramentas da oficina de seu pai. Por fim, o jovem Braille acabou perdendo a visão dos dois olhos.
Apesar da infeliz limitação, os pais de Braille decidiram mandá-lo para escola junto das outras crianças. Incapaz de enxergar e escrever, Braille desenvolveu a incrível capacidade de memorizar todas as lições repassadas por seus mestres. Graças ao seu notório desempenho escolar, acabou conseguindo ingressar em uma instituição de ensino para cegos administrada por Valentin Haüy. As possibilidades de aprimoramento intelectual de Braille pareciam cada vez mais viáveis.
Nessa escola, os textos eram adaptados de forma que as letras eram impressas em alto relevo. Apesar de funcional, o método exigia a confecção de livros pesados e grandes. Além disso, o tempo gasto para a leitura de qualquer material era bastante extenso. Em razão dessas dificuldades, o instituto de Valentin sempre estava à procura de novos métodos que pudessem facilitar a vida e o acesso à informação dos deficientes visuais.

Feliz aniversário escola Carim Melém Fundamental

Participe da nossa enquete: Quantos anos a escola Carim Melém Fundamental irá completar no dia 16 de março de 2012?.

AGRADECIMENTO DO MÊS

Muito obrigado professora Rosangela pela dedicação com a qual conduziu a escola Carim Melém nos anos 2010 e 2011.

MURAL DOS ALUNOS DO 9º ANO

Foi criado um mural informativo pelos alunos do 9º ano concluintes do ano de 2011 com o apoio da direção e da professora Elisane Freitas monitora das turmas com o objetivo de promover uma melhor comunicação com todos da escola sobre a importância de diversos assuntos internos e externos relacionados ao cotidiano da escola. Dentre eles,  convites, avisos, recados para professores e alunos, mensagens educativas, reuniões pedagógicas e com a comunidade escolar.

PROJETO: ESPORTE UMA FORMA DE LAZER E APRENDER.

Os conflitos sociais e econômicos, a falta de trabalhos formais e o desenvolvimento populacional desordenado estão apontados como grandes geradores de desequilíbrios sociais. O aumento da violência e da criminalidade é de uma sociedade doente que necessita de soluções urgentes. Crianças e adolescentes se tornam vítimas dessas mazelas sociais, diante disso torna-se necessário buscar alternativas que diminuam ou minimizem o envolvimento deste contingente com a criminalidade. O presente projeto visa auxiliar crianças e jovens no desenvolvimento da sua cidadania prevenindo-os contra a marginalização, a violência, as drogas constituindo um fator de incentivo aos estudos através da prática esportiva.

PROJETO DOS JOGOS INTERNOS

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Carim Melém em cumprimento as determinações curriculares expressas em seu Projeto Político Pedagógico e posteriormente estabelecidas em seu calendário interno vem mui respeitosamente formalizar por meio deste projeto o desejo e a concretização dos Jogos Internos. Como todos os anos tornaram-se tradição a promoção de momentos de descontração, lazer e socialização envolvendo a comunidade escolar.Considerando-se que o município é carente na oferta de lugares que proporcionem o lazer e a cultura é que a escola desenvolve em um período de 05 (cinco) dias os jogos internos. Tem como objetivo promover a integração entre os alunos e a interação entre as turmas, além da cooperação e desenvolvimento do espírito esportivo.

PROJETO FESTIVAL DO TACACÁ

Com o intuito de resgatar o interesse pela arte faz-se necessário inovar e trabalhar a arte na escola de forma interdisciplinar. Assim a escola promove o “Festival do Tacacá” todos os anos, evento este, que faz parte do calendário escolar e que proporciona uma interação entre professores, alunos e toda comunidade escolar, bem como desenvolve a criatividade através da dança, da música, do artesanato e da culinária. Tem por objetivo promover a integração e o aprendizado dos alunos do 6º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA)  em atividades lúdicas e artesanais de maneira a despertar o lado artístico, bem como promover o relacionamento social e o senso crítico.

PROJETO DE LEITURA

Considerando-se que existem na escola alunos do 6º e 7º ano com muitas dificuldades na leitura e escrita, criou-se o “Projeto de Leitura”  com aulas de reforço ministradas pelos professores de Língua Portuguesa, com uma carga horária semanal de 10 h e oferta em dias alternados. Têm por objetivo oferecer aulas de reforço aos alunos com dificuldades na leitura, compreensão, interpretação e produção textual afim de que sejam capazes de ler, escrever, ouvir e falar com desenvoltura em qualquer situação discursiva.

SUA HISTÓRIA E FUNCIONAMENTO

No município de Monte Alegre até o ano de 1963 existia apenas o Curso Primário Complementar. Este fato levou o Dr. Edward Cattete Pinheiro a preocupar-se com o nível de escolaridade da juventude montealegrense implantando assim com muito esforço o primeiro Curso Ginasial, que passou a receber o nome de FUNDAÇÃO EDUCACIONAL PROFESSOR CATTETE PINHEIRO.  O referido curso começou a funcionar na antiga Escola Presidente Vargas, por não possuir na época prédio próprio.
          Nesta época, governava o nosso município o cidadão CARIM JORGE MELÉM que com a ajuda do DR. FILADELFO CUNHA, pessoa indicada pelo senador da república, foi instituído o referido Curso no dia 26 de março de 1964 em nossa querida Monte Alegre, para o melhor desenvolvimento da juventude.

O Curso Ginasial iniciou apenas com 17 alunos matriculados, tendo como diretora a saudosa Professora Judith Simões da Costa, como secretária a professora Ierecê Miranda de Melo Moreira e como professores Dr. Antonio José Pinheiro, Maria do Carmo Alvarenga Oliveira e Fátima Isse Polaro. Posteriormente, a escola foi chamada de GINÁSIO ESTADUAL DE MONTE ALEGRE.
Administraram este educandário os seguintes diretores:
    1965 a 1970 - Professora Ierecê Miranda de Melo Moreira
    1971 a 1973 - Drª. Maria do Céu Cabral Duarte
    1974 a 1978 - Professora Ierecê Miranda de Melo Moreira
    1978 a 1981 - Professora Ismênia Reis Nemer da Costa
    1981 a 1983 – Dr. Antonio Orlando de Almeida Lins
    1983 a1984 -Professora Edite da Conceição Brazão Lopes, e como substituto o Professor Victor Francisco Frederico Bielefeldt Bush
    1984 a 1991 – Professora Maria Letícia Silva de Carvalho
    1992 a 1996 – Professora Maria Benedita Fuziel Lima
    1997 – Professora Maria de Lourdes da Costa Barbosa

Visão da escola Carim Melém

A educação é um dos processos de formação do indivíduo. Processo através do qual as pessoas se inserem na sociedade, transformando-se e transformando a sua realidade. Assim, a escola deve proporcionar um ambiente que leve em conta o conjunto das dimensões da formação humana, onde o conhecimento é compartilhado e sistematizado, tendo a tarefa de formar cidadãos com consciência de seus direitos e deveres.

UFOPA divulga terceira chamada do Processo Seletivo 2012

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) divulga AQUI a relação dos aprovados em terceira chamada no Processo Seletivo 2012. A lista com os nomes dos aprovados também será afixada em murais localizados nos campi Rondon (Av. Marechal Rondon, s/n, Caranazal) e Tapajós (R. Vera Paz, s/n, Salé).
Os candidatos aprovados em terceira chamada devem comparecer no período de 30 de janeiro a 3 de fevereiro de 2012 à Diretoria de Registro Acadêmico, das 8 às 17h, para efetuar a matrícula. A relação completa dos documentos necessários está disponível AQUI.
De acordo com o que está previsto no edital do processo seletivo 2012, a UFOPA realizará ainda mais uma chamada, de um total de quatro. No total foram ofertadas 1.200 vagas distribuídas nos cinco institutos temáticos. Dessas vagas, 50 são destinadas ao Processo Seletivo Especial Indígena. A habilitação dos indígenas será realizada no período de 3 a 10 de fevereiro. A documentação que deve ser apresentada pelos indígenas aprovados está disponível AQUI.
O acesso à UFOPA é feito exclusivamente por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). No ato da inscrição os candidatos optaram pela nota do ENEM de 2010 ou 2011.
Lenne Santos – Comunicação/UFOPA
27/1/2012

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Em 12 de outubro de 1990, a Academia Brasileira de Letras, Academia das Ciências de Lisboa e delegações de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, aprovaram em Lisboa um projeto de ortografia unificada da Língua Portuguesa.

O novo acordo entrou em vigor em 1º de janeiro de 2009. Visa a unidade da língua, o aumento de seu prestígio social e a redução, ou até mesmo a extinção das barreiras encontradas pelos países e falantes lusófonos quando, por exemplo, tentam difundir suas conquistas, reflexões e conteúdos, pois as diferenças ortográficas atrapalham a circulação de tais obras.

Vejamos o conteúdo de algumas propostas:

- Trema: o trema deixa de existir, com exceção de palavras de nomes próprios estrangeiros. Exemplo: mülleriano, de Müller.

- Acentuação: o acento dos ditongos orais abertos “éi” e “ói” desaparece nas palavras paroxítonas. O acento se mantém caso se trate de oxítonas. Exemplo: herói, heroico.

- H inicial: emprega-se por força da etimologia e em virtude da adoção convencional.
Exemplos: homem, humor, hã?, hum!
Mantém-se numa palavra composta ligada a um elemento anterior por meio do hífen.
Exemplo: pré-história, anti-higiênico.
Em Portugual, o "h" inicial será suprimido, apesar da etimologia, quando sua ausência já está consagrada pelo uso, como em erva (herva) e úmido (húmido).
Suprime-se em composição por aglutinação: desarmonia, inábil, reabilitar.

As modificações propostas, segundo especialistas, devem alterar 0,45% do vocabulário do Brasil, em Portugal a mudança prevista é de 1,6%.
Por Marina Cabral
Especialista em Língua Portuguesa e Literatura
Equipe Brasil Escola

Missão da Escola Carim Melém

Educar, partindo do princípio sócio construtivista de aprendizagem onde o conhecimento não é visto como algo a ser consumido e acumulado, mas sim produzido, almejando o desenvolvimento integral do ser humano, sujeito do contexto social, capaz de transformar o ambiente em que vive.

Caracterização da EMEF Carim Melém

IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Carim Melém
Código da Escola: 15562735
Endereço: Tv: Major Francisco Mariano, nº 315 Cep: 68.220.000 – Monte Alegre – Pará
E-mail: cmelem@hotmail.com
URL: http://carim-melém.com
Gestor: José Rosivaldo Vieira de Oliveira
Vice Gestora: Laura Rosana Moura Costa
Secretária: Roseane Silva de Carvalho
Turnos: Matutino, Vespertino e Noturno